A hipertensão arterial atinge 1 em cada 3 brasileiros. Estatísticas também apontam que 60% dos idosos no país sofrem com a pressão alta. Por causa dos números alarmantes, o dia 26 de abril foi escolhido como Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, para intensificar o alerta em relação aos cuidados e o controle da doença.
Nas FIP, o curso de Nutrição realizou ações educativas, a fim de orientar a comunidade acadêmica sobre os riscos da doença. Vizinho à Praça de Alimentação, os alunos de Nutrição montaram uma posto de atendimento, com aferição de pressão arterial e avaliação nutricional. “Os alunos estão fazendo uma orientação a fim de combater o consumo aumentado de sal, gordura e carboidrato em excesso. Isso tem uma relação direta com a má alimentação”, explicou a professora de Nutrição, Paloma Cyntia.
Em uma pirâmide alimentar interativa, os alunos deram orientações sobre como se alimentar bem e obter uma melhor qualidade de vida. “Uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais ajuda na prevenção da hipertensão, para que não venha a ocorrer”, orientou Fernanda Trigueiro, estudante de Nutrição.
Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão apontam que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.