Constantemente é preciso renovar-se. Abrir-se a novas ideias, experimentar de novas fontes e ativar novas possibilidades. Só assim é possível trabalhar a educação de forma dinâmica e atual, em consonância com os avanços da tecnologia e o fluxo de informação. As abordagens do Encontro Pedagógico das FIP, deram este tom as reflexões. O evento acontece semestralmente e marca o início das atividades docentes na instituição.
Segundo Euzenir Pereira “Este momento já se tornou tradicional nas FIP, cada semestre é iniciado com essa formação continuada, tendo como meta promover essa formação para seus professores, como diferencial neste semestre, expandimos o planejamento docente com apresentações e implementação de oficinas pedagógicas”.
Na abertura do encontro, uma mesa redonda debateu os desafios da docência no ensino superior na contemporaneidade. O tema abrange desde as metodologias da sala de aula até as formas de avaliação. Os professores trocam experiências e assim podem amadurecer e aprimorar a prática docente.
“é uma iniciativa positiva demonstrando interesse da instituição com o aprendizado, nós professores estamos em constante formação, esse momento prévio ao início da aulas é uma oportunidade que temos recapitular e aprender algumas concepções, para que os alunos tenham acesso ao melhor ensino possível”, enfatiza o professor de Direito Phillipe Cupertino.
Esse contato mais próximo dos educadores é o que possibilita a realização de um trabalho com melhores resultados. O segundo dia o evento oportunizou aos professores a participação em oficinas pedagógicas. Foram contempladas sete temáticas dentro das áreas de Educação, Tecnologia, Saúde e Produção Cientifica.
Sara Lacerda coordenadora do NADIP fala da importância dessa atividade, “o que a gente prioriza em momentos como este, é a participação de professores da instituição com ministrante das oficinas, mostrando como nós temos conseguido fazer uma boa formação, e como os nossos profissionais são qualificados suficientes, para compartilhar seus saberes com os próprios colegas”.
O encontro pedagógico foi registrado de perto pelo Diretor Geral das FIP, João Leuson Palmeira, que ressaltou as ações da instituição para o semestre. “nós temos um projeto de construção de um novo Centro Universitário, acreditamos que iremos aumentar substancialmente o IGC, para buscarmos a transformação das FIP para UNIFIP, com propostas de novos cursos, faremos pesquisa de mercado para saber a realidade da região”.
Durante os dois dias de evento, os professores também estiveram reunidos para planejar as ações a serem postas em prática junto aos alunos durante o semestre. O Encontro Pedagógico é um diferencial das FIP na preparação dos professores e no aperfeiçoamento das práticas metodológicas trabalhadas dentro e fora da sala de aula.