Patos - PB

Encontro discute o sentido da vida através das técnicas da Logoterapia

Encontro de Logoterapia

Redação
terça-feira, 29 de novembro de 2016

Criada pelo psiquiatra Viktor Frankl, a Logoterapia é um sistema de teoria e prática da Psicologia, que trabalha o sentido da existência humana e busca da pessoa por este sentido. As Faculdades Integradas de Patos sediaram, na última semana, um evento pioneiro no sertão. O Encontro Paraibano de Logoterapia foi o primeiro do Estado a sair do eixo João Pessoa – Campina Grande, trazendo para o interior as discussões sobre a força motivadora no ser humano.

“A Logoterapia vem com uma possibilidade de dar respostas a essas demandas da sociedade. A gente vê hoje índices altos de violência, drogas e pessoas tirando a própria vida. E a gente pode pensar que isso é fruto de uma vida desprovida de sentido”, explicou o professor das FIP, Alisson Pontes. “A Logoterapia vem com essa proposta de levar as pessoas a compreenderem que a vida sempre tem um sentido”, completou.

Um espetáculo teatral marcou a abertura do evento, mostrando a saga de nordestinos que deixam suas casas em busca de ar um sentido para a vida nas grandes cidades. A reflexão serviu de plano de fundo para todos os debates do evento. Onze palestrantes se revezaram nas exposições de temas como desafios do mundo contemporâneo, aplicabilidade da Logoterapia e suas relações nos contextos de trabalho, educação e saúde.

No panorama contemporâneo, a Logoterapia apresenta-se como uma importante ferramenta para ser trabalhada na sociedade. Segundo Thiago Aquino, palestrante do evento, “a motivação primária do ser humano é encontrar um sentido para a vida. Na frustração desse sentido o ser humano pode adoecer psiquicamente e também fisicamente”. Ainda de acordo com o palestrante, “o principal fator de proteção do ser humano é a percepção de um ‘para que viver’”.

A técnica pode ser aplicada, inclusive, diante do crescente número de suicídio que vem sendo registrado na região. “A Logoterapia pode de propor a prevenir e a tratar pacientes com ideação suicida, já que a ideia precede o comportamento. Para evitar o comportamento, é preciso ajudar o ser humano a encontrar um ‘para que viver’, para que ele possa abandonar sua ideação suicida”, explicou Thiago Aquino.

O Encontro Paraibano de Logoterapia abriu espaço ainda para apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiência, mesas redondas e uma mostrar que mobilizou o campus da Faculdade, apontando os caminhos do sentido. Além de estudantes e profissionais do Sertão, o evento recebeu ainda participantes de João Pessoa, Campina Grande, Natal e Recife.

Pós-graduação em Logoterapia

O Encontro foi também a preparação para o lançamento do curso de especialização em Logoterapia, que será oferecido através do Programa de Pós-Graduação das FIP. O curso será ministrado em João Pessoa a partir de 2017. A especialização será direcionada a Psicólogos e profissionais da área de saúde que desejam conhecer um pouco mais sobre a perspectiva e aplicabilidade da Logoterapia.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip