 
                    O Encontro Nacional de Atividade Física Esporte e Saúde na sua 5ª edição com quase oitocentos inscritos, transformou os cenários do curso de Educação Física, com o objetivo maior, divulgar e aprofundar o conhecimento na área.
Uma das preocupações mais frequentes na Educação Física é de como promover o ensino de maneira que alcance cada vez mais pessoas, tanto de forma prática como teórica, e as novas tecnologias veio agregar mais valores ao ensino, obedecendo a características de cada comunidade, cultura, entre outros aspectos a serem observados, na inclusão de conteúdos. O coordenador do curso. Segundo Naufránio Sátiro, , “trouxemos referencias para dentro de nossa casa, cursos que dificilmente achamos por perto, e para o aluno em especial aquele que esta prestes a entrar no mercado de trabalho esse evento é de suma importância, unindo a experiência acadêmica com a profissional de grandes nomes”.
O professor Ms. Pablo Buenaventura que ministrou o curso no primeiro dia, diz que “toda teoria tem que ser sustentada por uma boa prática, e toda prática tem que haver alta dose de teoria, aqui nas FIP estive em sintonia com esse grande evento, oitocentos participantes fala muito bem da organização e da instituição”.
A educação de um modo geral modifica-se, transforma-se, desenvolve-se junto à sociedade, lugar onde nascem novos hábitos, costumes e necessidades de aprendizado. A Educação Física pode se manifestar em diferentes modalidades de ensino, o professor Ms. Gabriel Rodrigues informou que, “conseguimos concluir tudo dentro da perspectiva e logística programada, apresentamos as nuances de treinamento de força com restrições, método que vem ganhando notoriedade no cenário cientifico e acadêmico”.
Foram cursos durante todos os dias, apresentações de banner´s e de trabalhos científicos. Essa edição ocorreu com uma nova roupagem, o ENAFES ouviu a opinião dos alunos na escolha das atividades e dos ministrantes. O acadêmico Danilo Danrres mostra sua satisfação por ter sido ouvido pela coordenação do evento, “foi sensacional, pois tenho uma admiração enorme pelo professor José Fernandes Filho, um dos maiores avaliadores físicos da atualidade”. A aluna Elisangele Medeiros também fala da importância dessa escolha, “escolhi o que eu tinha mais interesse, sobre os diabéticos e obesos, como também oclusão vascular e treinamento ao cliente que é a área que eu atuo agora”.
 
             
            