Patos - PB

Interdisciplinaridade marca discussões do 12º Congresso Jurídico FIP

12º Congresso Jurídico FIP

Redação
segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Tratando sobre Direito, Sociedade e Trabalho, a décima segunda edição do Congresso Jurídico FIP abriu um leque de possibilidades para estudantes, professores e profissionais do Direito. O evento, consolidado como um dos mais tradicionais da Instituição, estabelece um panorama entre temas recorrentes no cotidiano, vistos sob a ótica da Justiça.

Este semestre o Congresso preservou sua ampla programação com palestras, minicursos, workshop, Olimpíada do Saber, Encontro de Monitoria e Mostra de Carreira. Mas o grande destaque foi a produção científica, com trabalhos mais consistentes desenvolvidos pelos estudantes.

“Nós realizamos um evento com grupos de trabalhos onde recebemos mais de 200 trabalhos científicos para serem analisados. Uma demonstração da nossa responsabilidade do ponto de vista de trazer um perfil mais crítico da ciência jurídica para a Academia”, afirmou André Gomes, coordenador do bacharelado em Direito.

Dentro de uma proposta interdisciplinar, versando sobre diversas temáticas, o Congresso reuniu grandes nomes da área jurídica para nortear os debates e a troca de conhecimento. “Nós precisamos de espaços paralelos para debater de maneira aprofundada e, principalmente, relacionar esses temas. Essa interdisciplinaridade não é tão fácil de tratar dentro do ambiente da sala de aula. Eventos como este acabam sendo muito enriquecedor”, ressaltou Marcelo Lara, um dos convidados do Congresso.

“O Direito hoje, cada vez mais, está multifacetado. Fazer uma abordagem associada do Direito, da sociedade e do trabalho traz essa visão de teoria e prática. Essa é uma atitude de vanguarda e pioneirismo das FIP. É um evento de grandiosidade e traz para o aluno uma ótima opção para o seu aprimoramento”, destacou Eduardo Madruga, também palestrante do Congresso.

Cientes da oportunidade de contato com novos saberes, os estudantes aproveitam o evento para criar laços e afinar o contato com as áreas de conhecimento que mais se identificam. “A palavra definir os convidados que vêm aqui trocar uma ideia com os estudantes é ‘acrescentar’. É importante para todos aqueles que são da área de humanas, envolver-se com temas atuais, como a ceara trabalhista abordada aqui. É o nosso futuro, a ideia de sair da faculdade e buscar algo maior”, afirmou Pedro Vinicius Veras, estudantes do 5º período de Direito.

Em sua 12ª edição, o evento insere-se em um cenário político, social e econômico que faz parte da conjuntura atual da sociedade. “Hoje nós presenciamos em qualquer roda de conversa as discussões que giram em torno de um ambiente que é relacionado estritamente ao trabalho. O evento tenta, na verdade, linkar esses temas estabelecendo um panorama do que é positivo e negativo”, pontuou o coordenador, André Gomes. Sobre o sucesso do Congresso, André afirma que “é uma estrada longa, mas de grandes vitórias e o número doze é a representação dessas grandes vitórias”. 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip