Patos - PB

SNCT integrou faculdade e comunidade em ações de conhecimento, saúde, cultura e cidadania

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Redação
segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já se firmou como um dos eventos mais importantes realizados na Faculdade. De 25 a 28 de outubro, as FIP desenvolveram uma vasta programação envolvendo ações de conhecimento, saúde, cultura e cidadania. “Ciência Alimentando o Brasil” foi o tema que norteou os debates em todo o país.

O professor Jacob Souto, da UFCG, Fez uma explanação sobre a necessidade de um olhar mais apurado sobre as pesquisas que envolvem a tecnologia de alimentos. “Eu acho que ciência e alimentação tem tudo a ver. A produção de milho e feijão no Nordeste, especialmente na Paraíba, é muito baixa e isso configura a falta de ciência e de tecnologia de pesquisa em nossa região”, ressaltou.

Um dos maiores incentivos da faculdade é o engajamento dos alunos no desenvolvimento de pesquisas científicas. Na Jornada Acadêmica da SNCT foram apresentados mais de 200 trabalhos das FIP e de outras Faculdades. “Isso favorece o enriquecimento intelectual e científico. Nós que somos das Licenciaturas e todos os cursos da Instituição, vemos o crescimento e o envolvimento em grandes eventos, favorecendo as leituras, a produção de artigos e pesquisas”, avaliou Suelly Lima, professora do curso de Letras.

Os acadêmicos expuseram suas pesquisas através de grupos de trabalho. Os trabalhos contemplaram diversas áreas de conhecimento, como as Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas, Educação, Saúde, Tecnologia, Comunicação e Arte. “Essa tendência da Faculdade de construir o tripé ensino, pesquisa e extensão, culmina com a apresentação de trabalhos. Isso está ligado diretamente com a participação do nosso alunado, que apresentam os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano”, destacou Giovanna Leitão, professora de Pedagogia.

Abrir a Faculdade para que as pessoas conheçam e se aproximem do universo acadêmico é uma forma de incentivar a disseminação de conhecimento e o interesse pelo Ensino Superior. No Dia de Portas Abertas, as FIP receberam estudantes de escolas públicas e privadas para um tour pela instituição, onde puderam conhecer toda a estrutura que a instituição oferece aos seus alunos e futuros profissionais. Os visitantes também interagiram na Feira de Conhecimento, onde os alunos botaram em prática os projetos concebidos dentro e fora sala de aula.

Uma conversa cabeça entre os acadêmicos e professores convidados Janaína Lúcio, Eulâmpio Segundo e Arnaldo Sucuma debateu a rotina, a realidade e os problemas da sociedade aceleradamente tecnológica. O papo universitário é um grande espaço aberto para que os alunos exponham os seus pensamentos e opiniões diante de diversas temáticas. Tudo ao som da banda Fraldas Cheias.

Para reforçar o seu compromisso com a sociedade, as FIP realizaram o Dia de Superação Social em praça pública. Todos os cursos foram mobilizados para o evento. A Praça Getúlio Vargas ficou pequena para tanta movimentação. A atividade é mais uma forma de integrar a comunidade e o meio acadêmico.

“É uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer os cursos que a Faculdade oferece e ter essa comunicação. Você pode levar o conhecimento à sociedade e informá-la sobre o que nós e ela podemos fazer juntos”, afirmou Luisa Társila, estudante de Medicina.

A Mais Bela Voz FIP marcou o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia. Um show de talentos reuniu quatorze candidatos, que se apresentaram em uma noite de muita música. O clima amistoso deixou a competição realmente com cara de grande show. Ao final, Cláudia Medeiros aluna do curso de Biomedicina, foi a grande campeã.

A SNCT é um evento que envolve instituições de ensino de todo o Brasil. As FIP entram nessa corrente. “Nessa sétima edição das Faculdades Integradas de Patos a adesão, mais uma vez, foi muito boa. A Semana vem ganhando qualidade ano a ano. A gente culmina de forma bem satisfatória, na esperança de renovarmos essa parceria em 2017. Essa avaliação que se faz hoje é de um evento grandioso que as FIP abraçam, na certeza de que nós temos produzido conhecimento e tem fomentado ciência junto à população”, afirmou Sara Lacerda, coordenadora da SNCT nas FIP.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 já foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “A matemática está em tudo” será o mote dos trabalhos.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip