Patos - PB

Encontro proporciona ações de saúde e lazer para idosos

Promoção à Saúde do Idoso

Redação
quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Já ouviu dizer que a melhor idade começa depois dos 60? Se for levar em consideração a animação de quem participou do Encontro de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso, a gente não vai ter a menor dúvida. O evento reuniu integrantes dos projetos Vida Ativa e Vivendo a Vida, além dos idosos do Centro Dia, em um momento de lazer, descontração e cuidados com a saúde.

“Nós temos como meta oferecer, cada vez mais, dentro do que rege o Estatuto do Idoso, atividades que promovam uma melhor qualidade de vida para a pessoa idosa”, explicou a professora Rosilene Guedes, idealizadora do evento. “Nós obedecemos os padrões e as condições do que o idoso pode fazer, respeitando suas peculiaridades e enfermidades, fazendo um planejamento dentro das atividades deles”, ecrescentou.

A ação é uma oportunidade dos alunos trabalharem a humanização, fundamental no processo de formação profissional. “Um evento como esse mostra aos alunos a importância de conviver com os idosos. Hoje em dia, em todas as pesquisas relacionadas à qualidade de vida do idoso, a atividade física é um dos pontos mais importantes. Ela evita que eles tenham o definhamento e percam as qualidades, o que faz com que eles deixem de ser independentes”, afirmou Wyllemberg Dantas, aluno do 8º período de Educação Física.

Segundo dados do IBGE divulgados este ano, cerca de 11% da população de Patos é formada por idosos. Fato que acentua ainda mais a importância de iniciativas que contribuam para um envelhecimento saudável.

Em 2016 o Estatuto do Idoso completou 13 anos. Desde que foi publicado, em 2003, vem ajudando a reforçar a conscientização dos direitos da pessoa idosa. “É preciso que o idoso entenda que ele deve ser protagonista da sua própria vida. Nós temos as leis, o estatuto, os serviços, mas ainda não conseguimos colocar na consciência da maioria dos idosos que eles são importantes e que a lei foi feita para eles”, ressaltou Francisca Vasconcelos, coordenadora do Centro Dia em Patos.

O encontro é promovido pelo curso de Educação Física, mas recebe o auxílio dos demais cursos de graduação das FIP. O trabalho em conjunto permite oferecer aos idosos um momento de integração e socialização, auxiliando na autoestima dos idosos.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip