Patos - PB

Café com Saúde reúne estudantes para falar sobre valorização da vida

Café com Saúde - Discussão sobre suicídio

Redação
quarta-feira, 28 de setembro de 2016

No encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo nas FIP, o curso de Enfermagem realizou a primeira edição do Café com Saúde. O evento reuniu estudantes e profissionais para um debate aprofundado sobre o combate ao suicídio. Foi o momento de refletir o assunto sob a ótica da religião e da ciência.

Segundo o psiquiatra Rubem Darllyson Rocha, “o suicídio é uma epidemia silenciosa”. Ainda de acordo com o médico, grande parte dos casos poderia ser evitada com o acompanhamento das pessoas que apresentam sintomas depressivos. “Às vezes uma palavra pode ser mais útil do que uma medicação no início de um tratamento”, garantiu.

A repercussão de um caso de suicídio tem um efeito negativo na sociedade, que se fragiliza diante do fato de alguém tirar a própria vida. “Não é uma pessoa só que vai ter uma interferência com uma morte anunciada, mas os familiares, a sociedade, a cultura, a escola, todos os ambientes serão também prejudicados com esse processo”, afirmou o professor de Psicologia, Osório Queiroga.

O Café com Saúde também contou com a presença do padre Fabrício Dias e da pastora Joana Darc Barbosa. Eles conversaram com os estudantes sob a ótica religiosa. As abordagens ajudam na preparação de profissionais mais capacitados para lidar com casos difíceis, como o suicídio.

Os alunos puderam entender o seu papel enquanto futuros profissionais de saúde. “Esse evento veio para que a gente possa mover os jovens a pensarem mais sobre a vida, em tudo que a gente tem de bom e que há muitas soluções para a resolução de problemas e não apenas o suicídio”, ressaltou Brenda Raquel, estudante de Enfermagem.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip