Patos - PB

Congresso de Nutrição incentiva produção científica e debate situação do paciente crítico

Congresso Paraibano de Nutrição

Redação
sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Foram dias de debates produtivos sobre uma temática pouco contemplada por estudos e pesquisas no campo da Nutrição. Esse é um resumo do I Congresso Paraibano de Nutrição, promovido pelas FIP. O evento teve como foco das discussões a terapia nutricional no acompanhamento de pacientes em estado crítico.

“É um tema muito complexo, com poucos estudos na área e que a gente sente a necessidade de se aprofundar cada vez mais. São informações sobre prescrição, necessidade de nutrientes, proteínas, vitaminas, minerais para esse público que tão importante”, justificou Stella Alencar, coordenadora do curso de Nutrição.

O evento trouxe palestrantes que embasaram essas observações, focando ainda na necessidade de um atendimento humanizado. “O paciente que requer um cuidado paliativo é aquele que não tem perspectiva de cura, mas também não tem perspectiva de uma morte em curto prazo. Nós como profissionais de saúde devemos procurar sempre humanizar”, explicou Anderson Farias, nutricionista e palestrante do evento.

A reflexão proposta durante o Congresso baseia-se na constatação científica de que a alimentação é fator fundamental no tratamento dos pacientes graves. “A Nutrição pode amenizar a perda de peso no paciente, impedir que o paciente fique muito debilitado e que a família sofra com esse impacto. É muito chocante para a família ver o paciente em um estado deste”, explicou Anderson.

Para fortalecer ainda mais o troca de conhecimento, o evento promoveu minicursos, workshops e apresentações culturais. Os acadêmicos foram ainda instigados a contribuírem cientificamente através da apresentação de trabalhos. “A gente tem a oportunidade de sair de sala de aula a procurar entre arquivos, artigos, revistas um assunto que a gente queira é muito importe. Isso acaba abrindo nossos olhos para outros assuntos”, afirmou Paula Renata Macena, estudante de Nutrição.

Os banners apresentados na Mostra de Pesquisa serão publicados nos anais do Congresso, agregando mais valor aos trabalhos. “Os nossos anais vão sair na Revista Brasileira de Ciências da Saúde, que é uma revista B5 para Nutrição, de acordo com a classificação da CAPES”, informou Janilson Avelino, coordenador de atividades complementares de Nutrição.

Este é o quinto ano que o curso de Nutrição promove o evento, sendo o primeiro com alcance estadual, isso possibilitou uma abrangência ainda maior. O Congresso recebeu estudantes de outras instituições de Ensino do Estado, além de profissionais nutricionistas com atuação em diversas áreas. 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip