Os acadêmicos do curso de Direito participaram ontem (30) da Aula Magna 2016.2. Este semestre o evento alia-se ao momento de campanha eleitoral para executivo municipal e debate Direito, Eleição e Cidadania. O tema foi debatido sob o viés jurídico das eleições, mostrando como isso pode produzir uma ética cidadã mais consolidada no ambiente social.
Para nortear as discussões, as FIP receberam o juiz eleitoral da Comarca de Teixeira, Gustavo Camacho. O palestrante compartilhou suas experiências no âmbito eleitoral, apontando ainda as mudanças nas leis para o pleito municipal. “A discussão fomenta novas ideias por si só. O objetivo é trazer essas novas ideias, novos conceitos, conhecimentos e expandir o que está sendo trazidas pela legislação eleitoral”, explicou.
A Aula Magna tem ainda o objetivo promover a integração entre os alunos calouros e veteranos. “Como o próprio nome conduz a sua reflexão, é uma aula maior. A nossa intenção aqui é unir professores, alunos, funcionários. Fazer com que nessa união a gente consiga construir um ambiente cada vez melhor para construção do nosso curso” ressaltou o coordenado de Direito, André Gomes Alves.
O debate diferenciado das abordagens em sala de aula é uma forma de trazer para os alunos novos conteúdo, expandindo ainda mais o campo de conhecimento. “É importante esse debate, para que a gente consiga proporcionar uma conscientização melhor nas pessoas às vésperas de uma eleição”, reconheceu Pedro Alex, estudante do 7º período de Direito nas FIP.