Patos - PB

Caravana do Coração chega a Patos e supera meta de atendimento

Caravana do Coração em Patos

Redação
segunda-feira, 11 de julho de 2016

Pequenos corações, grandes preocupações. Crianças com complicações cardíacas são o foco das atenções da Caravana do Coração. A iniciativa tem por objetivo levar atendimento aos pequenos, através de triagens, consultas e exames cardiológicos. O projeto é uma realização do Governo do Estado em parceria com a ONG Círculo do Coração.

Em Patos os atendimentos superaram as expectativas da organização. “Hoje nós tivemos cadastrados mais de 100 crianças com problemas cardíacos. A meta eram 80 e temos 134, afora gestantes que tiveram problemas com infecção, que podem ter tido Zika, e crianças com microcefalia, com cerca de 40 cadastrados”, informou a coordenadora da ONG, Sandra Matos.

Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar que orienta o tratamento. O acompanhamento continua mesmo depois do fim do projeto. “Após a caravana esses pacientes passam a ser seguidos pelas equipes locais, sob a supervisão do projeto, que é na verdade o que a gente chamada de rede de cardiologia pediátrica”, explicou Sandra.

Além de Patos, a Caravana do Coração percorre outros 12 municípios paraibanos. A expectativa é a realização de cerca de 15 mil atendimentos. Para isso foram mobilizados mais de 100 voluntários brasileiros e de outros países.

“Nós estamos no estreitamento dos laços diplomáticos, através da Paraíba, trazendo outros países para que possam ver esse modelo assistencial que está sendo construído aqui, por iniciativa do governo do estado. O povo do Sertão tem acolhido e abraçado esses profissionais no grau máximo da expressão da gratidão”, observou Roberta Abath, secretária estadual de saúde.

As FIP entraram na parceria, reafirmando o seu papel social. “Quem estuda sabe muito, mas quem abre as portas para ver o sofrimento aprende mais. A faculdade está de parabéns por abrir as portas para a caravana que pode mostrar o que os livros jamais poderão ensinar”, reconheceu Roberta.

Durante a passagem pela Capital do Sertão, o projeto atendeu a milésima criança, em uma semana de atividades. “Ficamos felizes com essa marca significativa. Hoje a caravana atende a criança de número mil aqui em Patos. Isso mostra o envolvimento dos profissionais, na articulação com outras entidades, sedimentando uma saúde pública, com consistência, objetividade e resolutividade”, destacou José Francisco de Sousa, secretário de saúde de Patos.

A Caravana do coração segue ainda para as cidades de Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana. Esta é a quarta edição do projeto que percorre mais de 1.800km aproximando as pessoas dos atendimentos de saúde.

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!
© 2026 - Unifip