Patos - PB

SITI integra conhecimento e troca de experiência em evento interinstitucional

Tecnologia, inovação e integração.

Redação
sexta-feira, 27 de maio de 2016

Tecnologia, inovação, integração. Seria esse o resumo do evento que reuniu estudantes das FIP e da UEPB. Seria... Muito mais que um acontecimento acadêmico o Simpósio Integrado de Tecnologia e Inovação (SITI) foi um espaço aberto para a troca de conhecimento e busca de oportunidades.

“O SITI versa sobre tecnologias ascendestes, aquilo que há de mais moderno no mercado. Dentro dessa esfera, a gente espera que os alunos possam estar motivados até para buscar estudos avançados em programas de pós-graduação. Nesse vento a gente busca contemplar as práticas de pesquisa e extensão e a troca de experiência interinstitucional que é tão salutar”, explicou Pablo Suárez, coordenador de Sistemas de Informação nas FIP.

Ainda na perspectiva interinstitucional, o coordenador de Ciências da Computação na UEPB, Wellington Candeia, acredita que “tantos profissionais com projetos em comum e as ideias surgidas no evento, favorecem o compartilhamento de informação e as novas amizades”. “Nós ficamos muito felizes com convite para unir as duas Instituições e os cursos de computação de Patos”, acrescentou.

Os estudantes estreitaram o contato com profissionais, a exemplo de Luiz Augusto de Macedo, criador de um aplicativo que pretende incentivar a fiscalização de contas públicas. “As pessoas poderão ser fiscais, ver o dinheiro do seu município, perceber e denunciar indícios de corrupção”, explicou. Sobre o desenvolvimento de aplicativos, Luiz Augusto reforçou que é um mercado em pleno crescimento. “A área de Tecnologia da Informação, de uma forma geral, não falta emprego”, garantiu.

Em um mundo movido à tecnologia, o fluxo de informação aumenta e é preciso que os futuros profissionais também estejam atentos a isso. “A gente vive em uma sociedade centrada a dados. Têm várias tecnologias surgindo que vão aumentar ainda mais a quantidade gerada no dia-a-dia. E a ciência de dados vem justamente para ajudar a extrair informação útil de grandes conjuntos de dados”, esclarecer Leandro Balby, palestrante do evento.

O SITI contou ainda com as presenças de Jemerson Figueiredo, que debateu a relação entre empresas e desenvolvedores freelancers, e Paulo de Tarso Ferreira, que falou sobre Gamefication. Apresentações de trabalhos científicos e uma feira de negócios ampliaram os olhar dos alunos para novas áreas de conhecimento.

Esse contato com novos conteúdos incentiva os alunos a participar dos eventos. “Tem muito mais do que a experiência que a gente absorve em sala de aula, vai muito além do que a gente vê. É importante prestigiar eventos assim”, reconheceu Eric Muniz, aluno de Ciências da Computação (UEPB). “Nossa participação só tem a engrandecer e aumentar o nosso nível de conhecimento cada vez mais”, reforçou Kamilo Lins, acadêmico de sistemas de informação (FIP).

Para marcar o encerramento do SITI os alunos participaram da Noite Nerd, em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. Na próxima edição, o SITI evoluirá de Simpósio para Congresso, possibilitando discussões ainda mais aprofundadas acerca das inovações tecnológicas.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip