O curso de Serviço Social das FIP, em alusão ao dia do Assistente Social, promoveu várias oficinas e um curso de formação para supervisões de estágio curricular em Serviço Social. Foram temas essenciais e correlatos ao exercício profissional, como sócio jurídico, desastres ambientais, assistência social, ética na profissão, elaboração de projetos de intervenção e projetos de pesquisas.
O foco das atividades alusivas foi pensar na atuação do profissional, e foram convidados assistentes sócias Patoenses, que atuam em na cidade e fora dela, para despertar nos alunos o interesse pelo exercício, como também um debate dentro das experiências vividas desses profissionais que já estão em campo.
Com duzentos e cinquenta inscritos, o evento garantiu um caloroso debate sobre os atuais desafios da profissão. Estiveram presentes o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), conselheiros, supervisores de campo, estagiários e bem como estudantes e supervisores acadêmicos de várias faculdades do sertão.
A mesa de encerramento fez um resgate histórico, com o tema, Os 80 anos do Serviço Social no Brasil e a invasão neoconservadora na profissão. Mostrou a inserção e regulamentação dos serviços no país, desde o principio até os dias de hoje, com a reatualização das posturas conservadoras, reproduzidas em toda sociedade. Valorizando assim, o trabalho de assistentes sociais em diferentes espaços, destacando sua atuação junto à população usuária do Serviço Social, retratando as situações reais de atendimento, sejam em campo, sejam em espaços internos de trabalho.