Patos - PB

11º Congresso Jurídico das FIP foi encerrado com balanço positivo

11º Congresso Jurídico das FIP

Redação
segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tanto o Direito quanto a economia e mercado nascem do mesmo conjunto de questões, pois é por meio deles que temos a possibilidade de compreender, entender como os indivíduos, a sociedade em geral se organiza socialmente e produtivamente. O 11º Congresso Jurídico das FIP entrou nesse mérito, abordando o tema Direito, Economia e Mercado.

Além das tradicionais palestras com grandes nomes da área jurídica, o congresso dentro dos três dias, contou com Olimpíadas do saber, Encontro de pesquisa e extensão, Minicursos, Ciclo de Palestras, Apresentação de trabalhos, Workshops, entre outras atividades. Assim, o evento desenvolve um ambiente de reflexão sobre os assuntos jurídicos mais atuais.

Segundo o coordenador do curso, professor André Gomes, “O congresso foi recheado de boas considerações e discussões em razão do tema, que, sobretudo é contemporâneo, visualizamos ações sobre crises econômicas, influencia de mercado, gestão pública, direito do consumidor, família e trabalhista”.

Hoje em dia é muito difícil falar em Direito sem citar negócios e economia, na verdade elas estiveram sempre juntas, mais os professores e pesquisadores pra facilitar, simplificavam achando que poderia estudar de maneira separada, até que foi percebido que, para resolver os problemas do mundo real esses assuntos precisam interagir. A palestrante, professora Luciana Yeung, afirmou que, “essa é uma área hoje bem consolidada, com históricos, existem motivos do porque que ela nasceu, mesmo sendo um movimento que surgiu nos EUA, já existe posicionamentos consideráveis no Brasil”.

Um velho provérbio latino diz que "onde há sociedade, há direito". Isso é verdade, visto que, em qualquer lugar em que aja convivência, se faz necessário estabelecer de leis para conduzir as relações sociais. Dimitri Soares, palestrante do primeiro dia, diz que, “Durante muito tempo o Direito e Economia eram áreas distintas, não conversavam, mais recentemente isso foi mudando, hoje temos pós-graduações exclusivas para estudar essas relações entre Direito, Economia e Mercado”.

Cientes do momento difícil em que vivemos na economia e nos aspectos jurídicos hoje, o congresso veio a ser de grande importância para os alunos. Segundo a palestrante Patrícia Carla “são os alunos, futuros operadores de direito, magistrados, procuradores da república e advogados, precisamos hoje colocar neles a ideia que, tudo esta acontecendo é porque estamos engatinhando na democracia”.

A presença de estudantes de outros estados trouxe para o congresso uma dinâmica de interesses diversos, pontuando que onde há sociedade, há economia, uma vez que é de informação da maioria os bens são limitados, porém, as aspirações humanas são ilimitadas. A professora Tayana Palmeira, afirmou que, “O congresso jurídico foi muito importante para toda comunidade acadêmica, inclusive para os profissionais da área do direito, uma vez que tivemos a participação não só de alunos das FIP, mais de outras instituições, recebendo palestrantes de renome, trazendo conhecimento para todos os participantes”.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip