Patos - PB

Ciclo de palestras reforça cuidados com H1N1 e Zika

Ciclo de palestras - H1N1 e Zika

Redação
segunda-feira, 18 de abril de 2016

Com o intuito de informar e tranquilizar os estagiários e demais alunos, as FIP através dos coordenadores de Biossegurança e o Programa de Responsabilidade Social, promoveu segunda (18) um ciclo de palestras sobre os sinais, sintomas e prevenção da gripe tipo A – H1N1 e a Zika. Segundo a coordenadora PASEP e ENADE, professora Roberta Trindade, “É um momento importante, reflexivo e especial de formar valores, ensinando os alunos que, os problemas sociais são de todos os agentes, no qual eles estão incluídos e naturalmente como cidadãos”.

A demanda maior dessa ação foram os estagiários das áreas saúde, que em meio ao trabalho, estão de certa forma submetidos a situações de risco, como biológico, químicos e físicos no ambiente de trabalho. O coordenador de Biossegurança, o professor Jorge Luiz, esclarece que “O ciclo quer desmistificar e diminuir o receio de trabalhos prestados na área de saúde, diante desse surto de epidemias e pandemias, utilizando o embasamento científico”. 

Com o objetivo de prezar pelo bem estar e saúde da comunidade acadêmica, foram expostos conjuntos de medidas de prevenção, eliminação ou diminuição de riscos que estão relacionados aos estágios. A aluna do curso Técnico em Enfermagem da ECISA, Jordania Kely diz que, “desde o primeiro período, a disciplina de Biossegurança já nos repassa informações sobre o uso dos EPI`s, bem como todo a forma de trabalho que iremos enfrentar durante os surtos, então não precisamos ter medo”.

Na ampliação do debate, o papel do aluno e profissional na promoção de ações educativas, foram ganhando forças ao passo em que eram sugeridas medidas com eficácia, disseminando assim mais segurança em torno de quem trabalha em ambientes hospitalares.  O gerente de vigilância epidemiológica da Prefeitura de Patos, José Amorim destacou que, “Estamos aqui enquanto vigilância epidemiológica, para mostrar as estatísticas e como trabalhar na prevenção. Temos que contemplar nossa saúde para podermos cuidar das outras pessoas”.

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip