Patos - PB

Documentário na prática jornalística marcou a aula magna do curso de Jornalismo das FIP

Aula Magna - Jornalismo

Redação
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A investigação da informação mais importante, o olhar sensível sobre a história do outro e o prazer ao traduzi-las para serem lidas, ouvidas e assistidas são características do fazer um documentário jornalístico. Esse foi o foco principal da Aula Magna 2016.1 do curso de Jornalismo.

 

Os alunos tiveram a compreensão de que, o jornalismo incluso no documentário possui um elemento diferenciado, dentro da profundidade que o assunto é tratado.  Contudo, pode se dizer que, da mesma forma que o documentário, a matéria jornalística busca ir fundo na investigação dos fatos.

 

O coordenador do curso Flaubert Paiva, diz que “toda narrativa jornalística por excelência, torna se uma narrativa documental, no momento em que o jornalismo reconfigura aspectos da mídia impressa, muitas vezes passam também abranger-se pelas linguagens da tv, cinema e radio”.

 

Quando um profissional com tais hábitos sai da redação e vai para trás das câmeras, impulsiona a interação proveitosa entre o jornalismo e o cinema. Segundo Palestrante da noite, o jornalista e documentarista Fernando Leão, “é importante entender um pouco mais do áudio visual, área de minha formação, os conhecimentos que tive na academia fizeram com que eu colocasse em prática dentro dos filmes documentais”.

 

A partir dessa postura interdisciplinar, os estudantes conseguiram englobar tanto no viés da linguagem documental como na prática jornalística.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip