Patos - PB

FIP debate competências e qualidade de ensino em Encontro pedagógico

Encontro pedagógico 2016.1

Redação
sábado, 30 de janeiro de 2016

Foi dada a largada para o semestre letivo 2016.1. As FIP reuniram o seu corpo docente para a primeira atividade de formação do ano, o encontro pedagógico. O evento aconteceu no Centro Cultural e Desportivo José Gomes Alves, e recebeu professores, coordenadores de cursos e programas, supervisores e preceptores de estágio, para um momento de reencontro ante do início das aulas.

 

O encontro marcou a culminância das reuniões setoriais, promovidas pelas coordenações de graduação. “Há dois dias nós estamos reunidos planejando o semestre. O intuito desse encontro é falar, discutir, fomentar as questões sobre competências e qualidade de ensino. Essas temáticas contribuirão para o planejamento e consequentemente para a nossa prática em sala de aula”, explicou Sara Lacerda, coordenadora do Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP) e organizadora do evento.

 

A integração dos professores é fundamental. Nas FIP, eles são vistos como “facilitador da aprendizagem”, destacou a coordenadora acadêmica, Alana Candeia. “Nessa nova conjuntura educacional, nessa renovação técnico-científico-educacional que a gente vive, há a necessidade de, continuamente, os professores estarem se aperfeiçoando, inserindo na sua prática docente metodologias ativas e mais dinâmicas pensando no aluno não como sujeito passivo, mas como participe na construção do conhecimento”, acrescentou.

 

O encontro pedagógico marca a abertura das atividades acadêmicas as FIP. A partir de agora, os compromissos se renovam. A cada semestre a Faculdade não mede esforços para inovar na sua estrutura, na qualidade do ensino, compromisso com a Educação, mas, sobretudo, na missão de formar profissionais cidadãos.

 

E este compromisso que reflete no trabalho desenvolvido pelas Faculdades Integradas de Patos. “Para as Instituições de Ensino, a qualidade é imprescindível, para que a educação cumpra os seus objetivos. Nesse sentido, as ações seriam voltadas completamente para que a qualidade na aprendizagem possa acontecer de modo a favorecer o nosso aluno para se tornar um profissional competente e com boa perspectiva de atuação no mercado de trabalho, destacou Roberta Trindade, palestrante do evento.

 

Importante também é desenvolver competências necessárias para despertar nos alunos o interesse pela vida acadêmica. “O ensino baseado em competências, tem sido inserido aqui nas FIP. Nós estamos trabalhando com conhecimento, habilidades e atitudes”, afirmou Everson Lucena, também palestrante do Encontro. “Um docente deve estar preparado para formar competências complexas do educando par ao mercado de trabalho”, finalizou.

 

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip