Foi dada a largada para o semestre letivo 2016.1. As FIP reuniram o seu corpo docente para a primeira atividade de formação do ano, o encontro pedagógico. O evento aconteceu no Centro Cultural e Desportivo José Gomes Alves, e recebeu professores, coordenadores de cursos e programas, supervisores e preceptores de estágio, para um momento de reencontro ante do início das aulas.
O encontro marcou a culminância das reuniões setoriais, promovidas pelas coordenações de graduação. “Há dois dias nós estamos reunidos planejando o semestre. O intuito desse encontro é falar, discutir, fomentar as questões sobre competências e qualidade de ensino. Essas temáticas contribuirão para o planejamento e consequentemente para a nossa prática em sala de aula”, explicou Sara Lacerda, coordenadora do Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP) e organizadora do evento.
A integração dos professores é fundamental. Nas FIP, eles são vistos como “facilitador da aprendizagem”, destacou a coordenadora acadêmica, Alana Candeia. “Nessa nova conjuntura educacional, nessa renovação técnico-científico-educacional que a gente vive, há a necessidade de, continuamente, os professores estarem se aperfeiçoando, inserindo na sua prática docente metodologias ativas e mais dinâmicas pensando no aluno não como sujeito passivo, mas como participe na construção do conhecimento”, acrescentou.
O encontro pedagógico marca a abertura das atividades acadêmicas as FIP. A partir de agora, os compromissos se renovam. A cada semestre a Faculdade não mede esforços para inovar na sua estrutura, na qualidade do ensino, compromisso com a Educação, mas, sobretudo, na missão de formar profissionais cidadãos.
E este compromisso que reflete no trabalho desenvolvido pelas Faculdades Integradas de Patos. “Para as Instituições de Ensino, a qualidade é imprescindível, para que a educação cumpra os seus objetivos. Nesse sentido, as ações seriam voltadas completamente para que a qualidade na aprendizagem possa acontecer de modo a favorecer o nosso aluno para se tornar um profissional competente e com boa perspectiva de atuação no mercado de trabalho, destacou Roberta Trindade, palestrante do evento.
Importante também é desenvolver competências necessárias para despertar nos alunos o interesse pela vida acadêmica. “O ensino baseado em competências, tem sido inserido aqui nas FIP. Nós estamos trabalhando com conhecimento, habilidades e atitudes”, afirmou Everson Lucena, também palestrante do Encontro. “Um docente deve estar preparado para formar competências complexas do educando par ao mercado de trabalho”, finalizou.