O V Congresso Luso-Brasileiro de Patologia Experimental, é uma reunião mista que congrega clínicos, patologistas, pesquisadores e estudantes, para dar oportunidades privilegiadas de interação e debates.
O principal objetivo desta reunião é fortalecer a cooperação internacional no domínio da Patologia por experimento. Este ano o evento aconteceu em Coimbra, e o professor das FIP, Rodrigo Barcelar esteve presente, e trouxe em sua bagagem, experiências e ensinamentos para seus alunos e colegas de profissão.
O Congresso consistiu em palestras cientí?cas e treinamentos práticos de grande potencialidade, no que se diz respeito ao conhecimento e desenvolvimento tecnológico, afirmando-se assim, como uma realidade cientifica importante. Segundo o presidente do evento o, Silvério Cabrita, “nesta reunião, foi abordado à questão da saúde através do tempo, procurando conhecer melhor e compreender este trajeto, e emitindo sinais do nosso pensar e sentir”.
Contudo, foi criado uma atmosfera favorável à formação científica de profissionais dos países de língua portuguesa, viabilizando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em comum.