Patos - PB

Simpósio Interdisciplinar abordou os maus-tratos contra crianças e adolescentes

I Simpósio Interdisciplinar

Redação
sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Lidar com crianças e adolescentes que sofreram maus tratos provoca incertezas e preocupações a todos. Mas temos que lembrar que quanto mais rápido agimos, menos riscos outras crianças correrão, ficando atentos a sinais nas nossas práticas diárias.

 

Pensando nisso, o Centro de Conciliação de Mediação (CCMP), em parceria com o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça, com o apoio da Escola da Magistratura da Paraíba (Esma) e a Damásio Educacional, promoveu nos dias 7 e 8 de outubro, o I Simpósio Interdisciplinar. Palestras e mini-cursos, foram ministrados durante os dois dias, com a participação dos alunos de todos os cursos das FIP, além de professores, coordenadores, advogados, psicólogos, assistentes sociais, bem como a comunidade de Patos em geral, todos com objetivo refletir e aprofundar o debate sobre maus-tratos e negligencias com crianças e adolescentes.

 

Sobre a escolha do tema do evento, a professora e coordenadora do CCMP, Tayana Palmeira, disse que o numero de casos que envolvem crianças, tem aumentado consideravelmente, “durante as audiências no Centro de Conciliação, são relatados casos de maus tratos que nos comove, e esse tema por ser interdisciplinar, conseguiu unir não só o curso de direito mais sim toda comunidade acadêmica”.

 

O caráter produtivo e positivo deste tipo de evento é visto pela participação em massa dos alunos, foram quase mil inscritos, isso se deu por varias razões, primeiro por que se trata de um evento multidisciplinar, onde varias áreas do conhecimento estiveram presentes, segundo foi à interação da academia com o mundo prático e ação social que se mostrou rica com as doações dos brinquedos engrandecendo o simpósio em sua totalidade.

 

A estudante do décimo período do curso de Direito Sonia Correia, diz que “essa é uma oportunidade de mostrar para sociedade que os maus tratos não é um fator apenas para o direito, o enfretamento dessa causa é necessário à reflexão de todas as áreas”.

 

Mostrar iniciativas na luta contra esses abusos com a utilização de recursos próprios, compartilhar conhecimentos e experiências integrando os alunos foi o foco principal desse evento, a palestrante Renata Orsi afirmou que “quando a gente consegue conscientizar as pessoas sobre a necessidade de tutelar uma criança logo no inicio, a gente consegue depois levar tudo para fins práticos”.

 

São inúmeros os tipos de abusos cometido contra crianças, entre eles o abuso sexual, emocional, trabalho infantil, negligência, maus tratos físicos e psicológicos, e grande parte deles são cometido na estrutura familiar, os mini cursos desse evento abordou cada um de fatores, e como afirma o professor e coordenador adjunto do CCMP, Danilo de Freitas “mais uma vez estamos realizando a atividade focando a defesa pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”. Ao final, todos os participantes saíram com a consciência que devem contribuir e afirmar o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip