Patos - PB

FIP e 6ª Regional de Saùde discutem implantação da Residência Médica em Patos

Residência Médica

Redação
quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Em resposta ao chamado do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, as FIP, juntamente com a 6ª Gerencia Regional de Saúde, iniciaram a discussão sobre a implantação da Residência Médica em Patos. Um evento pioneiro na Paraíba, realizado ontem (23), reuniu representantes dos 24 municípios da região metropolitana de Patos, com o compromisso de melhorar os serviços de saúde da população. “É um passo histórico, mais uma vez as FIP saem na frente, e os frutos começarão a ser colhidos a partir de março de 2016,” afirmou o secretário regional de Saúde, José Leudo Farias.

 

Com o propósito de ser uma das maiores gerências dentre as 12 da Paraíba, essa implantação tem a participação interina das FIP, dando o apoio pedagógico e acadêmico necessário, bem como para que a residência tenha excelência dentro da regional do sertão. “Todo o projeto pedagógico esta saindo a várias mãos, mais as FIP são piloto nesse projeto, sendo a gerência pedagógica da residência, utilizando também a COREME, partindo na frente com a construção pedagógica” explicou a coordenadora do curso de Medicina, Drª Paula Souto Maia.

 

O secretário de saúde da cidade de Matureia, João Paulo Resende disse que “essa iniciativa é de grande importância, para o processo de regionalização da saúde na cidade, sendo um apoio para os municípios que estão em dificuldade de manter médicos na atenção básica”. Um dos objetivos da residência médica é, além de manter essa mão de obra, qualificá-la e fixá-las nos municípios.

 

Essa não é apenas uma luta pela dignidade do trabalho médico; tem impacto significativo na qualidade da formação e da atenção à saúde prestada à população. Envolvendo assim, representantes das Sociedades de Especialidade, dos gestores do Sistema Único de Saúde e das instituições formadoras visando à formulação de políticas para especialização que aproximem a formação médica das necessidades de saúde contemporâneas do nosso país.

 


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip