Muito mais que uma troca de experiência, a Aula Magna de Jornalismo foi um momento de reconhecimento. O evento recebeu a aluna egressa do Curso, Mirticeli Medeiros, que conduziu o bate-papo sobre as nuances do Jornalismo Internacional. A jornalista patoense é correspondente da Rede Século 211 em Roma.
A Aula Magna foi direcionada a estudantes e profissionais da comunicação, que puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade do telejornalismo fora do Brasil. Uma lição e tanto para quem ainda trilha seus primeiros passos no mundo da comunicação. “A gente conheceu várias coisas sobre o Vaticano, sobre a história de trabalho de Mirticeli. Experiências que só vêm a somar com a gente para o nosso curso”, afirmou Genésio Oliveira, estudante de Jornalismo
Credenciada como jornalista permanente e assídua frequentadora da sala de Imprensa do Vaticano, Mirticeli compartilhou suas vivências como repórter e não escondeu a alegria de voltar às FIP. “É muito bom voltar para o lugar de origem. O local eu me descobri jornalista, onde eu descobri que tinha feeling. É bom reencontrar os mestres e aqueles que sonham em ser jornalista. Foi importante estar aqui e reforçar que vale a pena seguir o seu sonho”, incentivou a jornalista.
O evento levantou o debate sobe o jornalismo religioso, que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. “Quando me formei em jornalismo, eu tinha o sonho de contribuir, através da minha profissão, com a humanidade. Hoje eu faço isso através do jornalismo religioso e é uma grande poder transmitir coisas tão boas para quem está em casa”, revelou Mirticeli.
Para o coordenador de Jornalismo, Flaubert Paiva, a Aula Magna foi “uma feliz oportunidade” para ouvir e homenagear a trajetória de sucesso da aluna egressa. “Miticeli pode trazer relatos de sua experiência no âmbito do jornalismo internacional, tendo por parâmetro as ações empreendidas pelo Vaticano e pela Igreja Católica, mas estabelecendo uma ideia de aspectos que são inerentes à conjuntura atual”, disse.
Ao final do evento, os alunos receberam, das mãos de Mirticeti, os quadros que ilustraram a exposição “Olhares” um momento de interação entre as lembranças de uma ex-aluna e os sonhos dos futuros profissionais.
Homenagem
Durante a Aula Magna, Mirticeli recebeu uma placa em reconhecimento pelo seu crescimento e sucesso profissional. A iniciativa foi do Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAEG), que vem homenageando os profissionais graduados nas FIP que são destaque no mercado. A placa foi entregue pelo coordenador do PROAEG, Felipe César, e pela secretária geral das FIP, Sylvania Palmeira.