Patos - PB

Psicologia divulga programação do Dia de Luta Antimanicomial

18 de Maio - Luta Antimanicomial

Redação
sexta-feira, 15 de maio de 2015

Para marcar o dia 18 de maio, quando é realizada a mobilização pela Luta Antimanicomial, o curso de Psicologia reunirá seus alunos para discutir a Reforma Psiquiátrica no Brasil. Uma mesa-redonda refletirá o panorama atual da reforma e a situação da rede de atenção à saúde.

 

O início do debate está marcado para às 9h30, no Auditório Paulo Bonavides, Campus I das FIP, Bloco B. Para nortear as discussões, foram convidados o psiquiatra e professor das FIP, Adriano Moura, e a psicóloga especialista em Saúde Mental, Adriana Barbosa.


A noite, a partir das 20h, a programação continua com a Mostra Cultural “Das Lou(C)uras”, na sala do 7º período de Psicologia, FIP I, Bloco A. O objetivo da Mostra é refletir sobre os processos de desinstitucionalização da loucura e desenvolver olhares diferenciados sobre o tema.


Histórico


Desde 1978 o Brasil vem se mobilizando com o intuito de promover mudanças nos serviços psiquiátricos. No dia 18 de maio daquele ano, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, na cidade de Bauru, São Paulo, deu início ao que hoje é conhecido como Movimento Antimanicomial.


A Lei de Reforma Psiquiátrica 10.216, do ano de 2006, suspendeu os isolamentos e concentrações hospitalares dos pacientes e direcionou o tratamento para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada nas unidades de serviço do SUS. Atualmente, o dia 18 de Maio é lembrado no Brasil como uma forma de cobrar aos poderes públicos mais atenção e assistência aos portadores de transtornos mentais.


Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip