Patos - PB

Unifip Campina Grande recebe o Reitor da Universidade Amílcar Cabral da Guiné Bissau

O objetivo da visita foi celebrar o acordo de cooperação acadêmica - Relações internacionais, trocas científicas e culturais.

Morgana Medeiros
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Na tarde da ultima segunda-feira, 10 de junho, o Unifip Campina Grande recebeu a visita do Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), da Guiné Bissau, Prof. Me. Herculano Arlindo Mendes. Na ocasião, o Reitor conheceu a estrutura física da IES, além de entender o seu funcionamento através da Diretora Administrativa Débora Najda. 

Herculano passou pela unidade e, logo em seguida, foi para Patos-PB, onde fica localizada a matriz do Centro Universitário. Lá foi assinado o acordo de cooperação acadêmica - Relações internacionais, trocas científicas e culturais, através do Reitor do Unifip, João Leuson Palmeira, e o Reitor da UAC, na terça-feira, 11 de junho.

João Leuson Palmeira recebeu o reitor da UAC em uma audiência, marcada pelo diálogo e planejamento de ações futuras entre as Instituições. A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização do Centro Universitário de Patos, com possibilidades de abertura de cursos superiores fora do Brasil, em parceria com a UAC.

“É um processo lento, que envolve interesses políticos dos dois países. Mas se nós começarmos a dar um passo importante, poderemos avançar nesse aspecto e construir algo interessante para os dois lados”, destacou João Leuson. “Eu quero parabenizar a todos e ressaltar, nestes 60 anos, essa iniciativa tão importante que trará bons frutos”, finalizou.


O Prof. Me. Herculano Arlindo Mendes falou como foi a escolha do Brasil para firmar essa parceria. “Nós elaboramos um plano estratégico através de um diagnóstico que fizemos na universidade e percebemos que é importante a internacionalização da universidade, isso no sentido de procurarmos parcerias a níveis internos e externos, e o Brasil foi escolhido como um País que nosso podemos explorar essas parcerias, pela proximidade histórica entre o nosso País e o Brasil”, disse.

Além de explanar sobre a escolha do País para assinatura de acordo, Herculano citou o motivo da escolha do Unifip como parceira. “Unifip pela qualidade, pelo nível que está envolvido em termos de divulgação, pesquisas, qualidade dos docentes e instalações, nós percebemos que é importante firmar esse acordo”, concluiu.

Estiveram durante a visita com o Reitor, o seu assessor Prof. Alfa Saliu Djaló e o Prof. Arnaldo Sucuma.

A UNIVERSIDADE AMÍLCAR CABRAL (UAC)


A UAC é a única universidade pública da Guiné-Bissau. Inaugurada em 1999, com reitoria instalada na cidade de Bissau, a universidade foi nomeada em homenagem a Amílcar Cabral, considerado o "pai" da independência do país.



Institucional

Leia Mais


...
Além da musculação: Conheça as modalidades de treino na Live Academia
Além das diversas opções de aulas coletivas, a Live Academia oferece uma aula experimental gratuita.

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - Unifip